Subscribe Now
Trending News

Sobre a Cidade

Capa Portal Municipal de Turismo de Imaruí

Apresentação

Com a proclamação da República Juliana no ano de 1839, os pescadores e camponeses que antes viviam em Laguna, fugiram e instalaram-se no local hoje denominado Imaruí.

Com uma arquitetura e cultura influenciadas pelos açorianos, Imaruí também destaca-se pelas manifestações religiosas. Religiosidade essa marcada pela história de Albertina Berkenbrock, uma garota que com apenas 12 anos resistiu à um estupro e foi assassinada no ano de 1931. O processo de sua beatificação está em andamento desde 1950. A cidade foi elevada a município em 1890 e fica distante de Laguna apenas 51 quilômetros.

A cidade, às margens da lagoa de Imaruí, preserva a cultura açoriana, presente nas brincadeiras da Ratoeira, Ternos de Reis, Pau de Fitas, Quadrilhas e Boi-de-Mamão. No Interior, encontram-se contadores de “causos” que refletem a religiosidade através das crenças e mitos como o do lobisomem, o da mula-sem-cabeça e o do boitatá.

Um dia é pouco para conhecer este encanto de cidade, onde oferece além da hospitalidade dos moradores, maravilhosas cachoeiras e pousadas rurais. Imaruí oferece ótimas condições para a prática de esportes como: parapente, pesca artesanal, passeios de barco, lanchas e jet ski na lagoa, caiaque, cavalgadas, motocross, trilhas ecológicas. Não deixe de visitar a Igreja Matriz São João Batista da cidade, cartão postal da cidade e a Gruta de Santa Albertina.

Dados do Município

Região Turística: Encantos do Sul
Área: 542.633 km (IBGE/2016)
População: 9948 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 28°20’29
Longitude: 48°49’12
Altitude: 6 m
Cidades próximas: Imbituba, Laguna, Gravatal, São Martinho, Paulo Lopes.

Encantos do Sul

Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta a visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esse incrível roteiro de encantos.

IDMS de Imaruí

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Imaruí.

Saiba Mais

Localização

Acesso pela rodovia SC-437 com entrada no trevo norte de Imbituba, a partir da BR-101.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Florianópolis, distante cerca de 108 km do Município de Imaruí.